Fisioterapia ou Cirurgia (Artrodese) para Dor de Coluna

 


 

 

 

 

 

Realizar uma cirurgia no sistema músculo humano não é brincadeira. Abrir uma articulação para que algo seja corrigido, colocado ou retirado, embora possa ser fundamental na redução de sintomas e dores, dificilmente permite que aquela articulação seja sentida ou funcione de forma idêntica a uma articulação não operada.

 


Um dos procedimentos mais comumente utilizados no tratamento das dores de coluna não específicas e nas hérnias de disco é a fusão lombar. Alguns indivíduos relatam melhoras após a cirurgia, outros não. Mas algo a se pensar ANTES de realizar uma cirurgia dessas é "vale à pena fazer fisioterapia?". A resposta é: "vale!"


Isso não é conversa fiada. A revisão sistemática (com meta-análise) de Bydon e al publicada este ano (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24346052) mostrou que o tratamento conservador, ou seja, a realização de fisioterapia, trouxe resultados equivalentes ao do procedimento cirúrgico em indivíduos com dor lombar de origem discal. Resultados similares foram encontrados por Saltychev et al(http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23820296) em indivíduos com dor lombar crônica.


Além disso, em casos de dor lombar crônica, não existem métodos de avaliação específicos que permitam a identificação daqueles que podem realmente se beneficiar da fusão lombar, como mostram Willems (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23427903) e Willems et al (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23127364).


Aparentemente, a cirurgia deve ser apenas utilizada como último recurso. Exceto, talvez, no caso de espondilolistése, como mostra Glassman et al (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18805059).

 


A todos que consideram fazer uma cirurgia de coluna, pensem de novo. Sua coluna dificilmente voltará a ser como fora anteriormente. Procure um fisioterapeuta que entenda de tratamento de dores de coluna e hérnias de disco. Fujam de locais onde sejam realizadas somente terapias passivas, como "choquinhos" e "calorzinhos". Saibam que um tratamento realmente eficaz para sua coluna começa e termina com EDUCAÇÃO associado com EXERCÍCIOS que muitas vezes podem lhes ser ensinados e TÉCNICAS MANUAIS. Saiba que, muitas vezes (na maior parte das vezes) você sente uma dor incompatível com a eventual lesão que tem na coluna, ou seja, um problema mínimo da coluna pode lhe gerar uma dor que parece vir de algo muito maior. E saiba que o ideal é que você se mantenha ativo, faça suas coisas e evite a todo custo ficar parado, de cama. Raríssimas são as exceções.

 


Portanto, se você tem dores crônicas de coluna, procure um Fisioterapeuta que conheça o tratamento adequado para essas condições. Se você encontrar um, saiba que estará seguro pois, na eventualidade de seu problema não poder ser resolvido com Fisioterapia, ele saberá te avaliar e lhe orientar a procurar outro tratamento. E se, como na maior parte dos casos, o problema for, de fato, tratável pela Fisioterapia, você estará com um profissional competente que lhe trará os resultados.

 

 

Salientamos que, de fato, numa minoria dos casos as cirurgias são realmente necessárias. Porém, lembrem-se, antes desse tipo de procedimento procure sempre o tratamento conservador.

 

 

Saúde a todos!

 

 

 

Comentários

Páginas