Epicondilite Lateral e Medial

 

 

O que é a Epicondilite Lateral?

 

Epicondilite Lateral é um processo degenerativo de tendões que se fixam numa proeminência óssea chamada de Epicôndilo Lateral, localizado no osso do braço (úmero) próximo à articulação do cotovelo.

 

 

 

E não tem inflamação? Pelo que é dito o sufixo “ite” se refere a uma inflamação.

 

Pode haver inflamação no início, mas o processo que mantém as dores é um processo degenerativo do tendão. O termo mais correto seria Epicondilose ao invés de Epicondilite, pois assim ficaria caracterizada uma degeneração.

 

 

 

O que causa a Epicondilite Lateral?

 

esforço repetitivo de músculos do antebraço, mais especificamente dos músculos Extensor Radial Curto do Carpo e do Extensor Radial Longo do Carpo. O tendão desses músculos se fixa no Epicôndilo que mencionamos. Um trauma agudo, como uma pancada no epicôndilo, pode também causar a Epicondilite, mas isso não é a regra.

 

 

 

Qual o mecanismo que dá origem à Epicondilite Lateral?

 

O esforço repetitivo que mencionamos, quando em excesso ou sem recuperação adequada (sem descanso suficiente após o esforço) promove microlesões  das quais o corpo não se recupera, gerando desalinhamento e enfraquecimento das fibras dos tendões. É uma Tendinopatia.

 

 

 

Quais os sintomas da Epicondilite Lateral?

 

O principal sintoma é dor na região externa, lateral do cotovelo, no osso do braço bem próximo à articulação do cotovelo. Essa dor é sentida ao se apertar a região do epicôndilo, ou ao fazer esforços com o punho, como ao trazer o dorso da mão em direção ao corpo. Nesse tipo de esforço estão sendo usados os músculos mencionados anteriormente. Segurar objetos com força, puxar e esforços similares podem promover a dor também.





 

Os pontos de dor na Epicondilite Lateral e na Medial 

 

 





O que é a Epicondilite Medial?

Epicondilite Medial é a degeneração de um ou mais tendões que se fixam no Epicôndilo Medial, uma proeminência óssea que fica na região interna do osso do braço, bem próximo à articulação do cotovelo.

 

 

 

E o que causa a Epicondilite Medial?

esforço repetitivo da musculatura, em especial dos músculos Flexor Radial Curto do Carpo e do Pronador Redondo cujos tendões se fixam no Epicôndilo Medial.

 

 

 

E qual o mecanismo da Epicondilite Medial?

O esforço repetitivo feito em excesso e/ou sem o descanso suficiente impede o corpo de se recuperar de microlesões nos tendões, levando à degeneração deles. Quando degenerados, suas fibras ficam mais afinadas e desorganizadas, e assim menos capazes de resistir à dor quando o músculo se contrai.

 

 

 

E quais os sintomas da Epicondilite Medial?

Dores na região do Epicôndilo Medial, especialmente ao se apertar o local do Epicôndilo ou ao se contrair a musculatura mencionada, como ao segurar uma mochila ou pasta pesada com  a mão, trocar a marcha do carro, segurar alguma coisa com força ou ao praticar esportes com raquete.

 

 

 

 

 


Comentários

Páginas